ENVOLVENTE

SERRA
Com os seus cenários frescos de água e sombra proporcionada por uma vegetação luxuriante, a Serra de Monchique funciona como um contraponto ao clima mais seco e quente da época alta da região algarvia.

A Foia é o ponto mais elevado do Algarve com 902m de altitude, e é um miradouro natural de vista abrangente para o Algarve e Alentejo.

As Caldas de Monchique são conhecidas pelas propriedades curativas das suas águas termais. O complexo termal das Caldas de Monchique oferece vários serviços relacionados com a saúde e bem-estar, com oferta hoteleira e gastronómica de alta qualidade.


PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA
Situado no Litoral Sudoeste de Portugal, estendendo-se ao longo da faixa costeira que vai desde S. Torpes no Alentejo a Vila do Bispo no Algarve, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrange os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. Ao longo dos seus mais de 74.000 hectares apresenta paisagens ricas e diversificadas, arribas altas e falésias recortadas, praias, barrancos, matos e campos, lagoas temporárias e cursos de água, incluindo o estuário do Rio Mira.

Locais de interesse são ainda a Ilha do Pessegueiro, o promontório de Sagres e o Cabo de S. Vicente.


ROTA VICENTINA
Dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina a Rota Vicentina consiste num conjunto de caminhos e trilhos pedestres que, ao longo de mais de 300Km, permitem conhecer e usufruir de uma paisagem natural muito bem conservada e ainda vivenciar os valores naturais e ambientais, a cultura rural local e suas tradições.

O Caminho Histórico percorre as principais vilas e aldeias ao longo de 230Km atravessa montados, serras rios e ribeiras. Para ser percorrido a pé ou BTT.

O Trilhos dos Pescadores é um percurso com um total de 120Km, sempre junto ao mar. Explorando os caminhos, utilizados pelos habitantes locais, de acesso às praias e pesqueiros, através das falésias recortadas, permite o contacto permanente com a natureza forte e selvagem, o vento e o mar, numa faixa costeira que é ainda das mais bem preservadas da Europa.


PRAIA
Uma das principais atrações do Algarve são as praias. As opções são é interminável, sendo possível escolher praias para todos os gostos, tipos de atividade e desportos, tanto na costa Sul como na costa Oeste.