Sobre a Cortevelada
A história da herdade Corte Velada conta com mais de 50 anos. A extensa biodiversidade criada e preservada até aos anos 90 foi arrasada em 2003 por fogos de grande intensidade. Desde então, os esforços de recuperação ecológica do território têm-se sucedido, tendo sido melhoradas as reservas de água de forma a criar nove barragens que atraem fauna e permitem a recolonização de espécies florísticas.
O grupo das empresas da Corte Velada é propriedade de um grupo de investimento Norueguês com um parceiro Holandês e é constituído por três empresas, com propósitos complementares.A(i) Corte Velada - Investimentos, Lda. é responsável pela gestão do património do grupo, a (ii) Corte Velada - Investigação Sociedade Unipessoal, Lda. dedica-se à realização de atividades de I&D na fileira florestal e a (iii) Corte Velada, Leisure, Lda., empresa dedicada à exploração turística da Herdade com o mesmo nome.
A estratégia do Grupo é dar seguimento ao processo de requalificação da herdade da Corte Velada, herdade resultante da junção das propriedades Corte Barriga e Corte Velada. Abrange uma área de cerca de 271 ha e localizasse no limite norte do concelho de Lagos, na freguesia de Bensafrim.
O Grupo tem então a sua atividade centrada na dinamização da herdade e preservação da sua biodiversidade atravésda aposta no repovoamento florestal, investigação e desenvolvimento nas fileiras do medronheiro e do sobreiro.
No âmbito da implementação de um Plano de Gestão Florestal foram executados os seguintes projetos:
- Ordenamento florestal e medidas de prevenção de incêndios;
- Plantação de 180ha de medronheiros (45.000 plantas) e sobreiros (24.230 plantas);
- Criação de 9 barragens;
- Execução de 14km de trilhos natureza;
- Promoção ativa da biodiversidade.
Investigação e Desenvolvimento
O grupo Corte Velada assume a I&D como pilar fundamental da sua estratégia de negócio, tendo já investido, desde 2007, mais de 6 milhões de Euros orientados para repovoamento florestal, investigação e desenvolvimento nas fileiras do medronheiro e do sobreiro.
Para o efeito, a Empresa criou o centro de investigação e desenvolvimento dos recursos endógenos da região, constituído por uma estufa em vidro e sistema de retenção e armazenamento de águas pluviais, que permitiu iniciar a multiplicação vegetativa, por estacaria in vivo, do medronheiro.
As atividades de investigação desenvolvidas no centro já permitiram a criação de um banco genético, robusto e diversificado, da espécie de Medronheiro. Iniciada em 2014, a produção de clones constitui uma "milestone" fundamental e pioneira no melhoramento da espécie.
A seleção de clones específicos melhorados de medronheiro, para utilização como plantas ornamentais, produção de aguardente e fruta fresca, possibilita a produção massificada desta planta, garantindo a máxima uniformização dos produtos derivados.
A Corte Velada domina o processo de multiplicação vegetativa por estacaria caulinar (in vivo) e dispõe de um vasto povoamento de medronheiro onde pode selecionar indivíduos com índice de maior produtividade, ou outras características de interesse e dispõe do contacto com múltiplos proprietários florestais das Serras Algarvias.
INDUSTRIALIZAÇÃO:
Está em curso o processo de instalação de uma destilaria industrial e unidade de transformação do medronho.
Esta unidade de transformação permitirá criar, a partir da produção local de medronho, produtos autênticos e de reconhecida qualidade para comercialização nacional e internacional.
A construção desta unidade permite a transformação do medronho em produtos diversificados, como a produção de Aguardente de Medronho e outros produtos em desenvolvimento no centro de investigação.
A unidade de transformação também terá uma unidade de frio para o armazenamento do fruto.
O edifício incluirá ainda um núcleo museológico que permitirá apresentar o medronheiro e as suas características específicas, bem como a divulgação do trabalho desenvolvido no Centro de Estudos da Herdade.
PARCERIAS INSTITUCIONAIS
- Protocolos estabelecidos com a Universidade do Algarve - UALG - para a cooperação na investigação e desenvolvimento na criação de novos produtos derivados do medronheiro.
- Cooperação com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.